IPCA de novembro é a menor taxa mensal desde 1998

A inflação medida pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo – desacelerou para 0,18% em novembro, frente uma alta de 0,28% em outubro. O número foi consideravelmente abaixo do esperado pelo mercado de 0,27% (pela mediana das expectativas coletadas pela Bloomberg).

Cinco dos nove grupos que compõe o IPCA contribuíram para a desaceleração do índice, principalmente o item de alimentação e bebidas que sofreu uma deflação de 0,20%.

Com essa taxa de 0,18% em novembro e a expectativa do mercado para a inflação de dezembro em torno de 0,50%, existe uma chance considerável de que a inflação do ano de 2016, fique dentro do limite do regime de metas de inflação, que é de 6,5%a.a. 

Como sempre, o terraço traz um gráfico completo com todos os itens da inflação de novembro, o acumulado em 12 meses, e o comportamento da inflação mensal nos últimos 3 anos.

Fonte: IBGE; Elaboração Própria
Fonte: IBGE; Elaboração Própria

Victor Candido

Mestre em economia pela Universidade de Brasília (UnB). Economista pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi economista-chefe de uma das maiores corretoras de valores do país, economista do Banco Interamericano de Desenvolvimento e atualmente é sócio e economista de uma gestora de fundos de investimento. Foi pesquisador do CPDOC (O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil) da FGV-RJ. Ajudou a fundar o Terraço Econômico em 2014.
Yogh - Especialistas em WordPress